Luís Montenegro Reprodução Instagram/Aliança Democrática

O que nos diz o resultado das eleições legislativas em Portugal?

Spread the love

Com a abstenção em território nacional no valor mais baixo desde 1995, os resultados eleitorais foram apurados na madrugada de segunda-feira,11 de março.

Quanto aos votos dos emigrantes serão conhecidos no dia 20 de março.

A vencedora das eleições no domingo (10) foi a Aliança Democrática, uma coligação de partidos de centro-direita.

A Aliança Democrática (juntamente com os deputados do PSD-Madeira) soma 79 dos 230 deputados eleitos. Segue-se o PS com 77 deputados e o Chega com 48 deputados. A IL continua com um grupo parlamentar de oito eleitos e o Bloco ficou com cinco. O Livre cresce e passa a ter um grupo parlamentar do tamanho do da CDU. O PAN elegeu apenas a sua porta-voz.

O Chega ficou em terceiro, no entanto, foi o partido que mais cresceu – de 12 deputados na legislatura anterior, chegou a cerca de 48. Se o partido se aliar à Aliança Democrática, o partido de extrema direita pode formar parte de um governo de coalizão. Até o momento, a Aliança Democrática sinalizou que não pretende fazer um acordo com o Chega.

Um dos 48 deputados eleitos pelo Chega está o brasileiro Marcos Santos, do Rio de Janeiro.

De acordo com uma reportagem de 2023 do “Visão” de Portugal, Santos é ex-atleta de artes marciais mistas.

Segundo o texto, ele deixou o Brasil aos 18 para morar nos Estados Unidos. Ele está em Portugal desde 2009.

No geral, segundo o politólogo Luís Humberto Teixeira, responsável pelo portal “O Meu Voto, 673.382 é o número de votos que foram “desperdiçados” nestas eleições legislativas, ou seja, que não foram convertidos em mandatos. O valor representa cerca de 11% do total de votos válidos e que permite a cada eleitor ver se elegeu efetivamente alguém.

 

 

Nos 29 anos de jornalismo, iniciou como repórter noticiarista no SBT - Sistema Brasileiro de Televisão e atuou como Assessora de Imprensa nos principais parlamentos brasileiros. Premiada com o “Embaixadores 2019 e 2022” pelo trabalho responsável de promoção do Brasil na Europa, produz conteúdos jornalísticos onde traz toda a experiência de mais de 15 anos de coberturas no eixo Brasil - Portugal, através de vários veículos, incluindo o Jornal Vidas Lá Fora. Desde 2020, apresenta diariamente o programa de notícias “Happy Hour” na Rádio Tropical FM Lisboa 95,3, Que tem o mote “Música e Informação na melhor hora do dia”. Atualmente, Andrea Duarte, também partilha conhecimentos com seus alunos de redação, na Univetsidade Lusófona, onde tirou o Mestrado em Ciências da Comunicação, há doze anos.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com