A Suécia fez história ao tornar-se oficialmente o primeiro país do mundo ‘Livre de Fumo’. Os suecos atingiram este marco notável 16 anos antes do objetivo da União Europeia, sendo que a maioria dos outros Estados-Membros não o atingirá por alguma distância.
Os dados oficiais de saúde divulgados pela Agência de Saúde Pública da Suécia mostram que apenas 4,5% dos adultos nascidos na Suécia fumam – significativamente abaixo do valor de referência mundialmente reconhecido de 5% para o estatuto de não fumador.
Já a taxa média de tabagismo na Europa (24%) é cinco vezes superior à da Suécia.
O extraordinário sucesso dos suecos é o resultado da sua abordagem política pioneira relativamente a alternativas mais seguras aos cigarros. “
Ao adotar e incentivar a utilização de produtos alternativos à nicotina, a Suécia abriu um caminho claro para uma sociedade sem fumo, salvaguardando simultaneamente a saúde pública. Devem servir como um farol de esperança para o resto do mundo e como prova inspiradora de que uma abordagem pragmática e esclarecida pode proporcionar ganhos sensacionais em termos de saúde pública, ajudando a salvar vidas”,.
Os benefícios da estratégia sueca são enormes, já que o país tem a percentagem mais baixa de doenças relacionadas com o tabaco na UE e uma incidência de cancro 41% inferior à de outros países europeus.
Leave a Reply